segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Medicina Ayurveda - Os 3 Doshas



Desde que comecei a trilhar o caminho do Yoga, alguns temas relacionados vem me chamando atenção, um deles é a Medicina Ayurveda. E este ano em setembro vou começar meu curso de formação de terapeutas em Ayurveda na Clinica Dhanvatari.
 A medicina Ayurvedica afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, chamados panchamaha - bhutas, inclusive o corpo físico, são eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra.
A palavra Ayurveda em sânscrito é formada por duas partes: Ayus ou vida e Veda ou conhecimento. O Caraka Samhita, principal texto de clinica médica, defini Ayus da seguinte forma: " O termo Ayus é a combinação de corpo, orgão dos sentidos , mente e alma". vol I, pg 25

O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano. Os elementos se unem dois a dois para formar os Doshas (humores biológicos) que atuam na nossa fisiologia assim como na formação dos desequilíbrios psicofísicos . Podemos afirmar que os Doshas são expressões fisiológicas dos 5 elementos quando existe equilíbrio, porem quando ocorre uma desarmonia tornam-se suas expressões patológicas. E a partir dai há toda uma metodologia de diagnósticos, dietética, massagens, fisioterapia, farmacologia, cirurgia, etc....




 3 Doshas e como eles atuam no nosso corpo:

Dosha Vata é formado de éter e ar e fundamentalmente controla o movimento.
É frio, leve, seco móvel e rápido, atua principalmente nas funções excretória e nervosa. Localiza-se no intestino grosso. Quando Vata esta desequilibrado ( excesso ou falta) gera um quadro clinico relacionado ao aumento de espaço e ar (movimento) no nosso corpo físico: secura, frio, perda de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, ansiedade, medos, depressão, insonia, tendencia para o consumismo, pode haver tendencia em resfriar e ter a pele e os cabelos secos.
Algumas doenças relacionadas ao Dosha Vata são: artrose, dores em geral, problemas na coluna, cefaleia, flatulência, colite, síndrome do intestino irritado, síndrome bipolar, doença de Parkinson.

Vata: em desequilíbriio deve evitar tudo que seja frio, seco, leve, instável, agitado, incluir em sua rotina diária a auto massagem e fugir das correntes de ar.


Dosha Pitta é formado por fogo e água.
É quente, moderado e oleoso (úmido), atua principalmente na função digestiva. Localiza-se no estomago e duodeno( intestino delgado). Quando Pitta está desequilibrado promove um aumento de fogo e aguá ( calor e umidade) no corpo físico gerando: azia, queimação abdominal, calor no corpo, aumento de suor, pele sensível e vermelha, olhos vermelhos, irritabilidade e agressividade.
As doenças que podem estar relacionada ao Dosha Pitta são: gastrite, ulcera digestiva, regurgitação, diarreia, hepatite, inflamações, acne, crises de fúria e ciúmes, menopausa, enxaqueca e estresse exacerbado.
Pitta 
em desequilíbrio deve aprender a usar de forma construtiva a energia de sua raiva. Deve evitar tudo que seja excessivamente quente, picante e estimulante.



Dosha Kapha é formado por água e terra.
É pesado, oleoso, úmido, frio e lento, atua na função estrutural e de lubrificação dos tecidos. Quando este Dosha está em desarmonia promove um aumento de água e terra no nosso corpo físico, gerando: aumento de peso corporal, lentidão, preguiça, oleosidade, secreções, embotamento mental. As doenças relacionadas são: Obesidade, diabetes, aumento do colesterol, bronquite, sinusite, tosse com secreção, alergias respiratórias, lentidão em todas as funções físicas e mentais e excesso de apego.
Kapha em desequilíbrio deve adotar uma rotina estimulante e deve priorizar os exercícios físicos e as massagens estimulantes. Deve evitar tudo que seja frio, úmido e pesado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...