sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Entrevista com Monja Coen

Como começou no caminho do Budismo?
Através do Zazen: a prática da meditação silenciosa sentada do Zen Budismo. No final dos anos 70, ao participar de um retiro de sete dias e sete noites descortinei a beleza e a importância da meditação. Descobri a maravilha do Caminho de Buda. Penetrei o Caminho sem perceber fui me tornando esse caminho.

Como a prática mudou sua vida?
A vida em si é mudança e movimento. Podemos escolher em que direção queremos que aconteça essa mudança. Mudei de drogas para respiração consciente, de orgias para liturgias, de rancores para compreensão, de pressa para plena atenção, de barulho para o silêncio. Sempre o silêncio precioso da mente tranquila. E a presença absoluta - estar absolutamente presente, viva, alerta, aonde estou.
E estou sempre no aqui e agora.

Coletivamente, como o Yoga pode melhorar o mundo?
Yoga melhora o mundo. Yoga é consciência de si, de seu corpo e da sua vida da terra. Reconhecer nosso espaço interno e o espaço que ocupamos. Saber usar esse espaço de forma harmoniosa e correta. Yoga melhora o mundo. Respiração consciente. Não é necessário o uso de drogas, de estimulantes, de calmantes. Basta alongar, torcer, reconhecer e, como dizia o velho amigo Patanjali: cessar as oscilações da mente. É cessar as oscilações, sair da bipolaridade e encontrar a tranquilidade de Nirvana.

O que te traz paz?
Yoga, Zazen, correr, pedalar, ouvir o silêncio e o vento, sentir as ondas do mar. A luz do sol na fresta da janela, os grãos de poeira a voar.
Samadhi dos Samadhis
A paz traz a vida. A vida em paz
Como dizia Mahatma Gandhi: " Não há caminho para paz. A paz é o caminho"

Mãos em prece
Monja coen


  

Texto tirado do blog: Yoga pela Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...